Raia gigante é localizada na costa de Itanhaém

A raia tem quase 4 metros de envergadura. Animal foi localizado durante mergulho na Ilha da Queimada Grande

DE A TRIBUNA ON-LINE
28/03/2015 - 14:19 - Atualizado em 28/03/2015 - 14:55
 

Uma raia macho adulta foi localizado e identificada, na tarde desta sexta-feira (28), durante um mergulho na Ilha da Queimada Grande, a 35 quilômetros da costa do Litoral Sul de São Paulo. A expedição integra o trabalho de monitoramento do Projeto Mantas do Brasil, que é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos.

 

Apesar de saudável, o animal  possui cicatrizes de possível enrosco com petrechos de pesca. O pesquisador e biólogo do Projeto, Leo Francini, foi responsável pelo registro do animal. Em consulta ao banco de dados, foi possível comprovar que trata-se de uma avistagem inédita, portanto, o indivíduo foi batizado e recebeu nome de "Help". "Estava a 10 metros de profundidade quando a encontrei. Foi possível realizar apenas um registro, mas o suficiente para gerar uma foto identificação do ventre do animal    

 

A foto identificação permite que o animal seja comparado com outros já catalogados. As manchas localizadas no ventre da raia manta são semelhantes à digital humana, ou seja, são únicas. “Com esse recurso, é possível saber por onde essa raia costuma passar. Se outro mergulhador a encontrar no Nordeste ou Sul do país, vamos saber que antes de chegar a esses lugares, ela passou por aqui", lembra o pesquisador. O material captado também será inserido no MantaMatcher (base global de informações da espécie, que serve de fonte para pesquisadores de todo o mundo).

Apesar de saudável, a raia possui cicatrizes de possível enrosco com petrechos de pesca

Imprimir   Email