Oceanário inédito mostra a vida marinha e visa a educação ambiental em Santos, SP

Educar crianças e adultos para a conservação ambiental é a proposta do Projeto Mantas do Brasil. Para ajudar nesse trabalho, foi inaugurado um Oceanário inédito em Santos, no litoral de São Paulo, que atende gratuitamente o público até o dia 1º de setembro. Durante 12 minutos, os visitantes poderão se sentir no fundo do mar com o vídeo "Mergulhando no Desconhecido".

Segundo a coordenadora de educação ambiental do projeto, Ana Carolina Fornicola, o objetivo do equipamento é proporcionar uma experiência diferenciada e sensibilizar as pessoas para a conservação marinha. "Queremos tentar mudar algumas atitudes e pensamentos referentes ao ambiente marinho, assim como trazer a questão do consumo, descarte de lixo e poluição".

A iniciativa é do Projeto Mantas do Brasil, que tem patrocínio da Petrobras e do Porto de Santos. A organização é referência na América Latina no estudo da Mobula birostris, a raia manta gigante, que está vulnerável à extinção e pode atingir 7 metros de envergadura. Há quatro anos, os pesquisadores trabalham com educação ambiental nas escolas da região.

O equipamento foi idealizado há cerca de três anos, pelo técnico Nauther Andrés. Ele conta que estava em um planetário quando teve a ideia de adaptá-lo para o tema 'oceanos'. Desde então, ele passou a ter consultorias com o técnico do planetário e conseguiu concretizar o projeto dentro de um ano e três meses.

Ele explica que a estrutura do domo é segura e foi criada com um sistema imersivo, para dar a sensação de estar no fundo do mar. "A tela tem 360º na horizontal e 180º na vertical. Produzimos um filme com imagens captadas na nossa região, pela própria equipe do projeto. O objetivo é produzir cada vez mais conteúdo sobre o fundo do mar".

No vídeo "Mergulhando no Desconhecido", durante cerca de 12 minutos, é contada a história do universo desde seu início, passando pelo surgimento do planeta Terra, até chegar na importância dos oceanos. São mostrados animais marinhos como raias manta, tubarões, tartarugas e cardumes de peixes.

Pela primeira vez na Baixada Santista, o equipamento foi projetado para ser itinerante e, até o fim do ano, será usado para visitas em escolas e eventos da região. Para o próximo ano, a equipe responsável tem a expectativa de montar um novo projeto para conseguir levar essa ferramenta a outras cidades.

Sessões

As apresentações realizadas durante a semana já estão agendadas para receber escolas municipais, particulares e instituições da cidade. A expectativa é atender entre 400 e 450 crianças por dia. As atividades não têm restrição de faixa etária.

Além do novo equipamento, o espaço recebe a peça "Oceano", que é ambientada como se o público estivesse debaixo d’água. O espetáculo é encenado com seres marinhos e também visa sensibilizar sobre a preservação. Participam da peça raias manta, anêmonas, corais, tubarão-martelo, atum, peixe-espada, animais exóticos e luminescentes.

O Oceanário foi montado no estacionamento do Centro Cultural Patrícia Galvão, na Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, no bairro Vila Mathias. Aos fins de semana, estão disponíveis quatro sessões para o público externo, às 11h30, 12h30, 14h30 e 15h30. Para garantir o ingresso, o ideal é chegar uma hora antes. Cada sessão recebe até 50 pessoas.

 

LEIA A REPORTAGEM ORIGINAL


Imprimir   Email